quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mudar para o Linux e trazer o seu PC velho Back to Life


Caminho de volta no final dos anos noventa eu comprei um laptop Dell, pré-carregado com o Microsoft Windows 98. Era uma máquina pouco grande e eu usei isso diariamente por alguns anos sem quaisquer problemas em tudo. Depois de um tempo que eu decidi fazer o upgrade para o Windows XP. Eu pensei que no momento em que este foi provavelmente um erro, porque o laptop tinha apenas 128 MB de RAM e um disco rígido de 6GB. Eu temia que a atualização iria matar a pedra máquina morta ... e ele fez!

Eu lutei por um tempo, mas o fato de que foram necessários 10 minutos para arrancar, e muitas vezes dá a impressão de que ele tinha morrido no meio de executar uma operação, eu lentamente moveu a máquina para um lado e silenciosamente esqueceu.

Sentou-se a ganhar pó por cerca de um ano ou assim e eu estava apenas à beira de jogá-la fora quando eu pensei que iria tentar alterar o sistema operacional para o Linux, afinal, não havia absolutamente nada a perder. Eu sabia praticamente nada sobre o Linux, então eu fiz um pouco de leitura para tentar estabelecer qual dos muitos "distribuições" Gostaria de ir para. No final optei por Mandrake 10.1 (estamos falando de 2004/2005 aqui).

A instalação correu bem, sem quaisquer problemas reais ao longo do caminho e, uau!, Agora eu tinha uma máquina que poderia voltar a ser um cavalo de trabalho produtivo. A infinidade de aplicativos que vêm com Linux, especialmente a suíte de aplicativos OpenOffice.org, significa que você pode fazer tudo o que você precisa fazer, tão bem como com o Windows. Não me interpretem mal - eu acho que o Windows é tão grande assim, mas custa muito dinheiro e ele precisa de uma máquina bastante robusto, a fim de executar versões recentes do sistema operacional. Considerando que, com Linux você pode ter praticamente qualquer máquina Pentium e pronto - você está fora.

Então, se você está à beira de abandonar a sua máquina antiga do Windows, pense de novo ... talvez mudando para o Linux, você será capaz de obter muitos mais anos de idade a besta!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário