quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Níveis de RAID Explicado


RAID, agora conhecido como o Redundant Array of Independent Disks, anteriormente era conhecido como o Array Redundante de Discos Baratos. No entanto, os fabricantes de disco rígido provavelmente pensou de conseguir a concepção de fora barato da mente dos consumidores, por isso pensou em mudar a forma completa de RAID para Redundant Array of Independent Disks. Agora, vamos tentar razão por que motivo foi o RAID implementado e, portanto, tentar compreender a importância de obter níveis de RAID explicou. O RAID termo foi cunhado e definido por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy Katz, da Universidade da Califórnia, em 1987. A razão era simples. Para combinar vários discos rígidos para proporcionar alto desempenho, bem como a alta disponibilidade.

No entanto, a implementação de RAID não se limitou a isso. Níveis de RAID diferentes foram usados ​​para lidar com diferentes situações. Em primeiro lugar, quando os discos rígidos estão ligados em paralelo, os dados podem ser acedidos a uma taxa mais rápida. Outras situações que foram tratadas pela implementação de RAID eram como a recuperação dos dados da unidade e tendo em aviso de que, se um dos discos rígidos falhar, o restante ainda deve funcionar. Assim, a combinação de unidades de disco rígido em uma única unidade lógica em um computador servidor, aumenta a disponibilidade da rede consideravelmente, por conseguinte, aumentando o desempenho do sistema como um todo. Agora, sem perder muito tempo, vamos tentar obter os níveis de RAID definido. A explicação dos níveis de RAID dadas neste artigo, não só apresentá-lo aos níveis de RAID diferentes, mas também tentar ajudá-lo na comparação níveis RAID. O RAID níveis de desempenho é um outro aspecto, que será examinado no âmbito deste artigo.

Níveis de RAID diferentes Explicado

RAID 0 e RAID 1 são os blocos em que os níveis de RAID diferentes foram ainda desenvolvidos. Aqui, vamos tentar entender esses dois níveis de RAID, juntamente com os outros níveis de RAID, RAID 2, RAID 3, RAID 4, RAID 5, RAID 6, RAID 10 e RAID 01. Estes são o curso mais comum e, os níveis de RAID padrão.

RAID 0

No RAID 0, os dados são divididos em diferentes discos rígidos. Assim, como esperado, ao nível do servidor, o desempenho deste nível RAID é muito elevado. Um bom número de terminais podem acessar diferentes bits de informação ao mesmo tempo. Mas a razão básica por que motivo este nível de RAID não pode ser denominado como um nível de RAID apropriado é que a informação redundante não é armazenada. Por isso, uma falha do disco única podem resultar na perda de uma quantidade suficiente de dados.

Vantagens de RAID 0

* Desde que dados redundantes não é armazenada em RAID, portanto, a capacidade do sistema de armazenamento RAID é excelente, completa 100%.

* Este nível de RAID é muito bom para grandes transferências de dados.

* Dividindo-se de dados em vários discos rígidos fornece entrada muito alta / taxas de saída.

* Não há geração de paridade.

* Uma vez que, cópias de dados não são criados, portanto, é muito custo-efetiva. Não há espaço extra é usado no armazenamento de dados duplicados.

* É muito fácil de implementar RAID nível 0.

Desvantagens de RAID 0

* O MTBF única unidade faz com que o recurso de disponibilidade de dados para ser muito baixa.

* Não é um nível de RAID apropriado, uma vez que não pode fornecer redundância de dados.

* Uma falha de disco único pode resultar em uma quantidade considerável de perda de dados.

* RAID 0 não é o nível de RAID certo para sistemas críticos, onde os dados detém a importância primordial.

RAID 1

Este nível é conhecido por sua capacidade de espelhamento. Dois discos rígidos são utilizados, dos quais um lojas de dados duplicados. Em outras palavras, os mesmos dados são armazenados em ambos os discos rígidos. Assim, a redundância de dados é fornecida muito bem neste nível de RAID. No entanto, o custo de implementação deste nível de RAID torna-se muito alta, já que uma das unidades de disco rígido é usado apenas para manter o conteúdo duplicado dos dados em outro disco rígido. Para mais informações sobre RAID 0 e RAID 1 comparação, por favor, consulte o artigo, RAID 0 vs RAID 1.

Vantagens de RAID 1

* A capacidade de armazenamento de dados em RAID 1 não é tão ruim assim. Ele é de 50%.

* Para grandes transferências de dados, este nível de RAID também é muito bom.

* Em RAID 1, a leitura de dados é bastante rápido.

* Mais importante ainda, a falha de qualquer um dos discos, não pode causar a perda de dados, como uma cópia de segurança está sempre presente no outro disco rígido.

* Esta é uma outra fácil de implementar nível de RAID.

Desvantagens de RAID 1

* Não é muito custo-efetivo, porque uma das unidades é apenas armazenar os dados duplicados do outro.

* A velocidade de gravação é reduzido, já que os dados tem de ser escrito duas vezes.

* O custo adicional do disco é também muito elevado.

RAID 2

Em RAID 2, os dados não são retirados em blocos, mas ao nível de bits. Código de Hamming é utilizada para a correcção de erros. Código de Hamming é um código de correcção de erro linear. Isto é muito eficiente na recuperação de dados precisos da corrupção de um único bit de dados. Assim, este nível de RAID fornece uma taxa de transferência de dados muito alta.

Vantagens de RAID 2

* Taxas de transferência de dados de alta.

* Corrupção único bit de dados pode ser precisamente recuperado.

* Corrupção de bits múltipla pode ser também detectada com muita facilidade.

Desvantagens de RAID 2

* Corrupção bit múltipla é possível.

* Corrupção bit múltipla podem ser detectados, mas não corrigidos.

* O erro de lógica correção bit é muito complexo. RAID 2 tornou-se quase um método obsoleto de armazenamento de dados.

RAID 3

No RAID 3, os dados são divididos em nível de byte. Neste método, um disco rígido adicional é usada para manter os bits de paridade. Uma vez que os dados são armazenados e despojado no nível de byte, portanto, o acesso a um único bloco de dados requer o acesso a mais do que um disco rígido. Este é um outro nível de RAID, cujo uso é muito limitada para determinadas aplicações.

Vantagens de RAID 3

* Para transferências de arquivos grandes, proporciona muito alta ler e escrever velocidades.

* É bastante rentável.

* A capacidade dos discos rígidos utilizados no presente sistema também é muito bom, uma vez que, apenas um disco rígido extra é usado para armazenar os bits de paridade.

Desvantagens de RAID 3

* RAID 3 não é muito bom para pequenas transferências de dados.

* Acessando um bloco de meio de dados, lidar com mais de um disco rígido na matriz disco rígido.

* Aplicação está limitada a certos campos específicos.

RAID 4

RAID 4 é muito semelhante ao de RAID 3. Ele também usa um disco dedicado de paridade, mas a diferença é que, ele retira os dados em nível de bloco. Este é um outro nível de RAID, que se tornou obsoleto em breve.

Vantagens de RAID 4

* Que pode fornecer várias leituras, se o controlador permite a fazê-lo.

* Também é muito custo-efetiva.

* Ao contrário de RAID 3, que não requer sincronizado fusos.

Desvantagens de RAID 4

* Uma vez que, apenas um bloco de dados pode ser acessado em um momento, portanto, o sistema não tem um desempenho muito bom.

* Gravação de dados em discos também é muito lenta, enquanto além de escrever blocos de dados, os dados de paridade deve também introduzido.

* Implementação de RAID 4 requer a solução dos problemas, que já existem em que, portanto, tornando o seu uso quase obsoleto.

RAID 5

Este é, talvez, o nível de RAID mais populares. Ele também usa nível de bloco descascar, mas uma unidade dedicada única difícil não é usada para manter os dados de paridade. Ele também oferece alta capacidade de armazenamento também. Leia mais em RAID 5 vs RAID 1 e RAID 5 vs RAID 10.

Vantagens de RAID 5

* High de leitura / escrita velocidades são possíveis. Como contra RAID 3 e RAID 4, que foram rapidamente substituídos por RAID 5, o nível de RAID 5 múltipla permitiu escreve.

* É muito custo-efetiva. Com um mínimo de apenas 3 discos rígidos, este nível de RAID pode ser explicado.

* A capacidade deste nível de RAID também é muito bom.

Desvantagens de RAID 5

* Não é muito eficiente, com grandes transferências de dados.

* Embora o desempenho é muito bom, uma falha de disco pode ter um bom impacto no desempenho do sistema.

RAID 6

RAID 6 era uma extensão do RAID 5. Dois blocos de paridade são escritos no nível de RAID 6, para ajudar no processo de recuperação de dados. Este nível de RAID foi usado para prevenir a perda de dados, em caso de falhas de disco simultâneos.

Vantagens de RAID 6

* O RAID 6 é alto desempenho para operações de leitura.

* A sua capacidade embora não tão bom como o RAID 5 ou outros níveis de RAID, mas a sua moderada e, portanto, não muito caro de implementar.

* É bom para grandes transferências de dados.

Desvantagens de RAID 6

* O desempenho não é muito bom para pequenas transferências de dados.

* A gravação de dados requer tempo maior, como dois blocos de paridade são criados.

RAID 10

RAID 10 é muitas vezes referida como RAID 1 +0. A razão é que este nível de RAID usa os recursos combinados do RAID 1 e RAID 0. Aqui, um espelho de cada bloco de dados é criado e os dados são também removidos. Este é um sistema muito bom para lidar com falhas de várias unidades.

Vantagens de RAID 10

* A capacidade do disco é moderada, de 50%. Aqui, novamente, cópias do mesmo bloco de dados são armazenados.

* É muito tolerante a falhas, como ele pode lidar com múltiplas falhas no disco rígido.

* É muito bom para grandes transferências de dados.

Desvantagens de RAID 10

* Não é muito custo-efetiva. Cópias duplicadas de dados exige o dobro do número de discos rígidos, então o que é necessário.

* Tal como no caso do RAID 3, a unidade de fusos precisam de ser sincronizados.

RAID 01

RAID nível 01 também pode ser referido como + 1 RAID 0. Ela também não provoca qualquer geração de paridade. Muitas pessoas se confundem entre RAID 10 e RAID 01. No entanto, aqui é despojado primeiros dados em uma matriz de discos rígidos e outra matriz mantém a imagem do espelho da primeira matriz de dados.

Vantagens da RAID 01

* É necessário um mínimo de 4 unidades e é muito fácil de implementar.

* Uma vez que as imagens de espelho de todos os blocos de dados é criado, portanto, a capacidade é moderada em 50%.

* Para grandes transferências de dados, a taxa de transferência de dados é bastante alta.

Desvantagens de RAID 01

* Desde cópias duplicadas dos mesmos dados também é criado, portanto, é bastante oneroso.

* A operação de escrita leva tempo comparativamente maior.

Isso foi tudo sobre o básico explicação níveis RAID. Além desses níveis de RAID, há outros que não os níveis de RAID padrão, como RAID 7, RAID 5E, RAID 1,5, etc, que foram criados usando a lógica dos níveis de RAID anteriores. Espero que os níveis de RAID explicado neste artigo irá revelar-se útil para você, não só na compreensão destes não os níveis de RAID padrão, mas outros níveis de RAID gosta, RAID 30, RAID 50, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário